A Connectmed, uma empresa Qualicorp, tem orgulho em fazer parte de uma rede que acredita na força das mulheres. De acordo com levantamento realizado neste primeiro trimestre de 2023, o número de mulheres em cargos executivos na Qualicorp aumentou 16 pontos porcentuais nos últimos três anos. Em totalidade de colaboradores, a presença feminina representa 67%, sendo que 61% das mulheres ocupam cargos de liderança.
Com a finalidade de orientar e apoiar a mulher no ambiente corporativo, o grupo de equidade de gênero (Dona) da rede Qualicorp desenvolveu o “Guia Antimachista”. O material, lançado neste mês de março, traz exemplos de expressões e comportamentos machistas que devem ser evitados, figuras importantes da história feminista, um dicionário com palavras importantes e muito mais.
Com base no material, existem algumas das expressões e comportamentos machistas que devem ser evitados. Veja abaixo:
- “Trabalhar com mulher é muito complicado.”
- “Ela não trabalha, só cuida dos filhos.”
- “Ela está nervosa, deve estar naqueles dias.”
- “Prenda seu cabelo, é mais profissional.”
- “Mulher no volante, é um perigo constante.”
- “Mulheres independentes assustam os homens.”
Além de evitar expressões como essas, existem também algumas atitudes que ajudam a incentivar e reafirmar a mulher no mercado de trabalho, como:
- Ouça com atenção plena.
- Dê a palavra.
- Não generalize.
- Denuncie a violência contra outras mulheres.
- Não julgue nem diminua mulheres.
A Connectmed ressalta a importância do respeito e apoio, não somente às mulheres, mas a todos. É por esse motivo que incentiva a todos os colaboradores a participarem dos grupos de afinidade que tornam a empresa cada vez mais diversa e inclusiva nos pilares de gênero, LGBTQIAP+, PCDs, raça e etnia.