Neste mês de junho, conhecido como Mês do Orgulho LGBTQIAP+, a Connectmed enfatiza o compromisso com a diversidade e compartilha iniciativas que promovem inclusão e respeito na área da saúde.
Flag Trans – Com foco na inclusão, a Flag Trans – solução pioneira no mercado de saúde -, foi criada para desburocratizar o atendimento a pessoas transgênero. O objetivo é evitar constrangimentos e oferecer mais respeito na autorização e realização dos procedimentos de saúde para este público. Basta o Cliente entrar em contato com a Connectmed, solicitando a marcação da flag em nosso cadastro.
Nome Social – Além da Flag Trans, também pode ser solicitada a inclusão de nome social para Beneficiário(a)s que não realizaram a mudança do nome civil em cartório. Iniciativas como estas promovem um cadastro e atendimento ainda mais humanizado e inclusivo às pessoas transgênero.
Grupos de afinidade – A Connectmed, como empresa do Grupo Qualicorp, também participa das ações do Qualiplural, um programa de diversidade que objetiva criar um ambiente com mais representatividade e inclusão com seus colaboradores e a sociedade. Dentre os quatro grupos existentes neste programa está o Diversicolors, criado em prol dos direitos e respeito à comunidade LGBTQIAP+, promovendo discussões constantes de letramento para os colaboradores sobre os temas que envolvem a comunidade, bem como o entendimento dos recortes interseccionais que formam a nossa sociedade.
Neste Mês do Orgulho, o Diversicolors desenvolveu um guia LGBTQIAP+ com dicas e orientações para todos os colaboradores do Grupo Qualicorp, que poderão consultar o material a partir do final de junho. Além disso, em forma de respeito e apoio, a Connectmed preparou um glossário com o significado da sigla LGBTQIAP+ a fim de informar e conscientizar as pessoas sobre a importância do conhecimento e inclusão de todos.
Glossário LGBTQIAP+
L= Lésbicas: mulheres (cisgêneros ou transgêneros) que se atraem por outras mulheres (cisgêneros ou transgêneros). *Cisgênero é o indivíduo que se identifica com o seu “gênero de nascença”. G= Gays: homens (cisgêneros ou transgêneros) que se atraem por outros homens (cisgêneros ou transgêneros). B= Bissexuais: pessoas (cisgêneros ou transgêneros) que têm preferências sexuais e afetivas por pessoas do mesmo gênero e pelo gênero oposto. T=Transgêneros (não se identificam com seu sexo biológico) e travestis (preferem ter um papel social feminino, e geralmente não se sentem incomodados com o sexo biológico). Q= Queer: não se identificam com os padrões da sociedade. Engloba diversas classificações, incluindo as que transitam pelos gêneros e as que não sabem definir seu gênero/orientação sexual. I=Intersexuais: são pessoas que apresentam variações em cromossomos ou nos órgãos genitais, não permitindo que sejam identificados como masculino ou feminino. A= Assexuais: sentem pouca ou nenhuma atração sexual pelos gêneros. P= Pansexuais: pessoas atraídas por outras pessoas, independentemente da identidade de gênero ou sexo biológico. + (mais)= Representa demais orientações sexuais e identidades de gênero.